sexta-feira

OS GREGOS NO SÉCULO V a.C

A Grécia situa-se na Península Balcânica e é banhada a sul, pelo Mediterrâneo, a este pelo mar Egeu e , a oeste, pelo mar Jónio.

O seu território é montanhoso, com vales estreitos e algumas planícies. A costa é formada por golfos e baías. Os rios são irregulares e de fraco caudal. Nos vales e nas planícies eram cultivados cereais, vinha e oliveira, nas terras altas dedicavam-se à pastorícia. Com um solo pobre o destino dos gregos foi o mar. Aventuraram-se pelo mar Egeu, mais tarde por todo o Mediterrâneo, em busca de terras férteis onde pudessem fixar-se, comerciar ou procurar riquezas.

Os Gregos ou Helenos, nome por que os gregos se designavam a si próprios, eram povos oriundos do sul da Rússia, que falavam dialectos Indo-europeus. No 2º milénio a.C., vieram fixar-se na Grécia, em vagas sucessivas.

Os primeiros, os Aqueus, que foram influenciados pela civilização cretense. Fundaram pequenos reinos, com palácios fortificados. No século II a.C., chegam os Dórios que difundem as armas de ferro, com eles veio a guerra e a devastação. Muitos dos gregos emigram, povoando as ilhas e as costas da Ásia Menor. Apesar das suas origens diversas, os Helenos tinham consciência de formar um só povo, unidos pelas mesmas tradições, língua e religião.

2.1.1 – O MUNDO HELÉNICO

Os gregos nunca chegaram a formar um estado unificado, devido a diversos factores, sendo um dos mais importantes o relevo, assim como o isolamento das populações.

No século VIII a.C., deu-se um crescimento populacional e desenvolveram-se os aglomerados urbanos, que se tornam o centro de pequenos Estados independentes. Nasceram assim as Cidades-Estados, a que os gregos chamaram Pólis.

Uma Cidade-Estado era uma comunidade de homens livres – os cidadãos – tinha um governo próprio e leis próprias. A Pólis devia ter capacidade de se defender e sustentar os seus habitantes. Os cidadãos reuniam-se na ágora, a praça da cidade, para discutir os assuntos públicos. Na parte alta da cidade erguia-se a acrópole, onde estavam situados os templos (Fig. 2).

Fonte: história.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário