quinta-feira

PROFESSOR: PROFISSÃO OU VOCAÇÃO?

Ser professor é muito fácil, o difícil mesmo é ser Educadora. Aqui começa minha trajetória profissional, o dia em que resolvi virar professora. Me lembro como se fosse hoje, as minhas primeiras aulas do 2º grau, o tão sonhado Magistério. Mas percebi que ser professor qualquer um poderia ser, me lembro das intermináveis aulas de História onde minha professora lia infindáveis textos, passava inúmeras atividades sem nenhuma discussão ou debate do assunto, apenas dizia; “então é isso pessoal, para a próxima semana todos com a cópia do texto tal”.

Foi nesse momento que verdadeiramente resolvi entrar de cabeça nos estudos e me tornar professora de História, para mostrar aos meus futuros alunos aquilo que minha professora infelizmente não foi capaz de me ensinar.A disciplina História é muito mais do que compreender o passado o presente e o futuro. Mas sim vivenciar cada acontecimento, descobrir o que as outras pessoas não foram capaz de descobrir, é fazer com que nossos alunos sejam capazes de questionar, argumentar, discutir e nunca aceitar um sim como unica resposta.

Nesse momento, realmente me vi apaixonada pela História, e hoje tudo que faço, é ensinar o verdadeiro valor histórico a que se refere a cada fato. Não culpo minha professora, mas agradeço a ela, simplesmente pelo fato de poder enxergar a tempo que a vocação vem antes da profissão. Ao compreender isso, busco constantemente me atualizar, para que dessa forma eu possa orgulhosamente dizer: SOU PROFESSORA DE HISTÓRIA. E você caro leitor, tem uma PROFISSÃO OU UMA VOCAÇÃO?

A história não deve ser encarada como algo morto e sim como um testemunho vivo do que foi feito, um testemunho que pode nos ensinar boas lições.

Autora: Marineide

Nenhum comentário:

Postar um comentário