quarta-feira

HISTÓRIA DE MATO GROSSO


A história de Mato Grosso, no período "colonial" é importantíssima, porque durante esses 9 governos o Brasil defendeu o seu perfil territorial e consolidou a sua propriedade e posse até os limites do rio Guaporé e Mamoré. Foram assim contidas as aspirações espanholas de domínio desse imenso território. Proclamada a nossa independência, os governos imperiais de D. Pedro I e das Regências ( 1º Império) nomearam para Mato Grosso cinco governantes e os fatos mais importantes ocorridos nesses anos ( 7/9/1822 a 23/7/1840) foram a oficialização da Capital da Província para Cuiabá (lei nº 19 de 28/8/1835) e a "Rusga" (movimento nativista de matança de portugueses, a 30/05/1834). Proclamada a 23 de julho de 1840 a maioridade de Dom Pedro II, Mato Grosso foi governado por 28 presidentes nomeados pelo Imperador, até à Proclamação de República, ocorrida a 15/11/1889. Durante o Segundo Império (governo de Dom Pedro II), o fato mais importante que ocorreu foi a Guerra da Tríplice Aliança, movida pela República do Paraguai contra o Brasil, Argentina e Uruguai, iniciada a 27/12/1864 e terminada a 01/03/0870 com a morte do Presidente do Paraguai, Marechal Francisco Solano Lopez, em Cerro-Corá. Continue

Fonte:
Paulo Pitaluga




terça-feira

Slide De InclusãO Digital..

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Acessibilidade. O que é e por que é importante. Leia a seguir na entrevista com o especialista em Plone.

Jacson Tiola da Silva é especialista em Plone desde 2004 e faz parte da equipe de desenvolvedores da Incubadora desde 2005. Bacharel em Ciências da Computação, Jacson nos concedeu uma entrevista com ênfase na acessibilidade desse Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.
Com o tema, pretendemos relembrar o dia 21/09, em que comemorou-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência. O intuito é mostrar como o Plone pode ser funcional em benefício da totalidade dos usuários. Continue

Fonte: tiolatec.objectis.net

quinta-feira

CONHEÇA ÁGUA BOA


Água Boa - Mato Grosso
Pólo Regional do Vale do Araguaia

Bem vindo a Água Boa.

A 730 Km da capital do Estado, Cuiabá, às margens da BR 158, está localizada a cidade que mais cresce no Leste Matogrossense. Água Boa, expoente de produção agrícola e pecuária do Vale do Araguaia.

Neste Perfil do Município vamos descobrir porque Água Boa está se firmando como Pólo Regional de Desenvolvimento e de atração de investimentos, sem prejuízo da tranquilidade, da segurança e do bem-estar, que só uma cidade do interior proporciona a seus habitantes e visitantes.

Apresentamos informações econômicas sobre Água Boa e a estrutura que a população aguaboense encontra nas áreas de saúde, educação, lazer e urbanismo. Leia mais...


FONTE: Secretaria Municipal de Educação

segunda-feira

SEMANA DA INCLUSÃO E DA ACESSIBILIDADE 20 à24 de SETEMBRO

Dia 21 de setembro é o “dia Nacional de Luta da pessoa com Deficiência” instituído e lembrado em todos os Estados Brasileiros. Em Água Boa, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, com o apoio das instituições públicas e particulares, convidam a todos para participar da Semana da Inclusão e da Acessibilidade. Um momento de sensibilização da nossa comunidade, construindo uma cultura de respeito, solidariedade, inclusão e acessibilidade para todos. Você é nosso convidado. Veja mais


"A Internet nos ajuda, mas ela sozinha não dá conta da complexidade do aprender"

A afirmação é do professor José Manuel Moran. Ele fala sobre o uso da Internet na educação, fundamentado seu pensamento na "interação humana",
de forma colaborativa, entre alunos e professores.


José Manuel Moran é um dos maiores especialistas brasileiros no uso da Internet em sala de aula. Por isso, não se espere dele o deslumbramento do marinheiro de primeira viagem. Timoneiro experiente, ele conduz o barco devagar. Para o educador que acessa a rede pela primeira vez, ele adverte que nem sempre a maré está para peixe. "A Internet nos ajuda, mas ela sozinha não dá conta da complexidade do aprender hoje, da troca, do estudo em grupo, da leitura, do estudo em campo com experiências reais". A tecnologia é tão-somente um "grande apoio", uma âncora, indispensável à embarcação, mas não é ela que a faz flutuar ou evita o naufrágio. "A Internet traz saídas e levanta problemas, como por exemplo, saber de que maneira gerenciar essa grande quantidade de informação com qualidade", insiste. Leia a entrevista.

VÍDEO: LIÇÃO DE VIDA

sábado

Educação Inclusiva

A educação inclusiva faz parte de um paradigma educacional fundamentado na concepção dos direitos humanos, que preconiza uma “Escola para Todos”, garantindo a igualdade de oportunidades, independentemente de qualquer característica individual.
No entanto os alunos com necessidades educacionais especiais, muitas vezes freqüentam as escolas da rede regular de ensino, mas não recebem o apoio necessário para que possam se desenvolver e acompanhar as atividades desenvolvidas pelos outros alunos. Estar incluído é muito mais do que uma presença física: é um sentimento e uma prática mútua entre a escola e a criança.É preciso criar espaços educacionais inclusivos, e buscar a superação de uma educação reprodutora, para uma educação emancipadora, capaz de respeitar a participação e a autonomia de cada indivíduo.
Diante de tudo isso surgiu a necessidade de propor novas alternativas para o processo de inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais. Nosso objetivo aqui é propor uma destas possíveis alternativas por meio da construção de um espaço virtual com informações sobre a construção de espaços inclusivos para que as escolas da rede regular de ensino, tanto pública como particular, sejam capazes de oferecer as crianças com necessidades educacionais especiais, toda a estrutura física e pedagógica que elas necessitam para se sentirem de fato incluídas no ambiente escolar e que, dessa forma, possam usufruir de todos os benefícios que a escola pode oferecer desenvolvendo assim todas as suas potencialidades.
"Temos de saber aonde queremos chegar. Para isso, é importante que fique claro que não existe 'o' caminho a ser seguido, mas caminhos a escolher, decisões a tomar. E escolher é sempre correr riscos".

(Maria Teresa Égler Mantoan)

Educação Inclusiva

A educação inclusiva faz parte de um paradigma educacional fundamentado na concepção dos direitos humanos, que preconiza uma “Escola para Todos”, garantindo a igualdade de oportunidades, independentemente de qualquer característica individual.
No entanto os alunos com necessidades educacionais especiais, muitas vezes freqüentam as escolas da rede regular de ensino, mas não recebem o apoio necessário para que possam se desenvolver e acompanhar as atividades desenvolvidas pelos outros alunos. Estar incluído é muito mais do que uma presença física: é um sentimento e uma prática mútua entre a escola e a criança.É preciso criar espaços educacionais inclusivos, e buscar a superação de uma educação reprodutora, para uma educação emancipadora, capaz de respeitar a participação e a autonomia de cada indivíduo.
Diante de tudo isso surgiu a necessidade de propor novas alternativas para o processo de inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais. Nosso objetivo aqui é propor uma destas possíveis alternativas por meio da construção de um espaço virtual com informações sobre a construção de espaços inclusivos para que as escolas da rede regular de ensino, tanto pública como particular, sejam capazes de oferecer as crianças com necessidades educacionais especiais, toda a estrutura física e pedagógica que elas necessitam para se sentirem de fato incluídas no ambiente escolar e que, dessa forma, possam usufruir de todos os benefícios que a escola pode oferecer desenvolvendo assim todas as suas potencialidades.
"Temos de saber aonde queremos chegar. Para isso, é importante que fique claro que não existe 'o' caminho a ser seguido, mas caminhos a escolher, decisões a tomar. E escolher é sempre correr riscos".

(Maria Teresa Égler Mantoan)

terça-feira

Educar na Cultura Digital.

O Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital foi criado para apoiar educadores interessados em trocar experiências e debater com colegas de todo o Brasil sobre os desafios que as inovações tecnológicas da atualidade trazem para o cotidiano de ensino e aprendizagem na escola. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na educação é um tema emergente no mundo todo. Professores, acadêmicos e gestores dos mais variados países cada vez mais se dedicam a estudar formas de aproximar a escola das constantes inovações da sociedade provocadas pela era digital. Se hoje a Internet não é mais uma rede de computadores, mas sim uma rede de pessoas, formar o cidadão do século XXI para as competências e habilidades que emergem de novas práticas sociais mediadas por dispositivos eletrônicos tornou-se o grande desafio para a educação.
▪ Como formar pessoas com capacidade crítica e criativa para o mundo atual?▪ Como ensinar a capacidade de viver uma vida digna, responsável, produtiva, sustentável e saudável em um mundo globalizado?▪ Como tornar os alunos conscientes de seus direitos e deveres preparados para aprender durante toda a vida? ▪ Como garantir o respeito à diversidade, compartilhando e produzindo conhecimento e cultura em um mundo impregnado por múltiplos idiomas e tecnologias? Continue

Semana da Pátria!




sexta-feira

Tecnologia Assistiva


A tecnologia assistiva envolve tanto recursos de alta tecnologia, como um teclado ou sofwares especiais, quanto de baixa tecnologia, que podem ser produzidos pelo professor de educação especial para depois ser levado para a sala de aula . Um simples lápis pode ser engrossado com espuma ou EVA, para que a criança com dificuldade motora consigam segurá-lo com firmeza para escrever. Se elas têm dificuldade de virar as páginas dos livros, pode-se pregar um pedaço de velco na pontinha de cada página e colocar um dedal também de velco na ponta do dedo da criança para que siga a leitura . E para alunos com baixa visão, em vez de pedir que escrevam nas linhas apertadinhas dos cadernos, uma alternativa é imprimir uma folha A4 com linhas em branco bem espaçadas e distribuir cópias para que escrevam nelas, com letras maiores facilitando a sua visão.

Fonte: Revista TV escola nº 2