quinta-feira

COMO PODEMOS DESENVOLVER ATIVIDADES QUE DESPERTEM O PRAZER DE APRENDER DOS ALUNOS?

O professor poderá usar o computador, para apresentar de forma bonita e animada um monte de conteúdos que os alunos têm de saber. Se a concepção de aprendizagem for conteudista e baseada na memorização, o computador atenderá muito bem. Programas de apresentação de slides como o Power Point, podem transformar o computador em um lindo quadro que não é mais de giz nem negro, mas que vai funcionar em sala de aula da mesma forma que as tão conhecidas lousas, que servem de suporte para o professor apresentar todo o saber.

Por outro lado, muitos professores que não têm computadores e projetores e que contam com o quadro negro para darem suas aulas, podem com esse recurso, fazer das suas aulas um momento de interação entre alunos e professores, criando uma situação de construção coletiva do saber. Ou seja, o professor também precisa ser inovador, porque não adianta um professor ter todos os recursos tecnológicos em suas mãos como, computadores, projetores e usar metodologias de ensino arcaicas.

Para melhor explicar: imagine um professor que leva seus alunos ao laboratório de informática. Os alunos ficam empolgados, pensando que terão uma aula diferente. Então o professor pede que os alunos abram os seus livros em tal página e pede para que eles façam uma cópia dos textos que estão ali, no Word. SERÁ QUE A AULA VAI SER TÃO LEGAL ASSIM? OU VAI SER MONÓTONA QUANTO ÀQUELA DE QUADRO E GIZ? Continue...

Nenhum comentário:

Postar um comentário