domingo

O SONHO DE MUITOS

"UM SONHO SONHADO SOZINHO É UM SONHO.
UM SONHO SONHADO JUNTO É REALIDADE!"

Raul Seixas

Vamos sonhar juntos por uma educação melhor!!!
Se você concordar com minhas idéias, mande o seu comentário!!!
Se não conseguir no blog, mande um email para prof.maryneid@gmail.com.Estou aguardando.

sexta-feira

Importância de se estudar História.

A Importância de se Estudar História

Talvez você esteja acostumado a estudar história de uma maneira errada que talvez tenha sido passada para você desde a época do ensino fundamental. Muitos de nós quando pensamos em história pensamos em fatos, cronologia, nomes de heróis e figuras ditas importantes. Se você aprendeu a estudar história desse jeito, está na hora de mudar um pouco seu conceito e aprender um novo tipo de abordagem muito mais ampla e útil, uma abordagem que se preocupa mais com as transformações que se operam no processo histórico, em particular nas estruturas da sociedade. O estudo da História é importante porque nos dá condições de entender as estruturas econômicas, sociais, políticas, religiosas, ideológicas, jurídicas e culturais da sociedade em que vivemos. A partir do estudo do passado podemos entender o processo de transformação da natureza, realizado pelo acúmulo de conhecimento dos homens, e que possibilitou mudanças substanciais no modo de vida da humanidade e no próprio homem, além de abrir horizontes de transformações em nossa sociedade. O contato com civilizações e grupos sociais, que viveram em espaços e tempos diferentes do nosso, nos auxilia no sentido de apreendermos que as formas de produzir a sobrevivência variam nos diferentes momentos da História. Mas é justamente essa necessidade constante de adaptar e adaptar-se à natureza que nos torna animais diferentes dos demais. Nós, humanos, ao transformarmos a natureza, estamos produzindo cultura, portanto, criando sociedades que se estabelecem sobre critérios não meramente biológicos.

domingo

Adolescência: Tornar-se Jovem.


Quando eu estiver setenta anos
então vai acabar esta adolescência
vou largar da vida louca
e terminar minha livre docência
vou fazer o que minha mãe deseja
aproveitar as oportunidades
de virar um pilar da sociedade
então ver em sã consciência
quando acabar esta adolescência
( Paulo Leminski)

Reflexão sobre o papel da política em nossa sociedade.

O que significa a política na atualidade brasileira?
Que papel ela ocupa na vida das pessoas aqui e agora?
Seria uma atividade confinada ao mundo dos iniciados, "políticos", reservada a situações especiais?
Ou diz respeito á vida prosaica dos homens "comuns", no cotidiano?

sábado

Hora da refletir.

...que a escola abra suas portas á alegria, percepção dos sentimentos, da intuiçao, imaginaçao , e assim ver e pensar a realidade como um todo...

quarta-feira


Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo: cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender.