quinta-feira

Comissão aprova regulamentação da profissão de historiador

A comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou proposta que regulamenta o exercício da profissão de historiador. De acordo com a proposta, historiador é o profissional responsável pela realização de análises, de pesquisas e de estudos relacionados à compreensão do processo histórico e pelo ensino da História nos diversos níveis da educação. Continue...

Fonte: Café história

quinta-feira

O Livro Egipcio dos Mortos



Fonte: youtube

Palestra com Carlos Fico

O Café História transmitiu na última quarta-feira, dia 9 de novembro de 2011, a videopalestra “Comissão da Verdade”, com o historiador Carlos Fico, professor titular do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Watch live streaming video from redecafehistoria at livestream.com

Fonte: Café História

Bibliotecas públicas

A Fundação Biblioteca Nacional anunciou, esta semana, a criação do Cadastro Nacional de Bibliotecas Públicas. O objetivo é mapear todas as bibliotecas de acesso público existentes no país, sejam municipais, estaduais, comunitárias, rurais, escolares, universitárias, especializadas ou Pontos de Leitura. Administrado pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, o banco de dados deve reunir todas as informações disponíveis sobre acervo, serviços, infraestrutura e usuários. mais...

Fonte: revistapontocom

quinta-feira

O Pensador que pôs a prática em foco.

O filósofo norte-americano defendia a democracia e a liberdade de pensamento como instrumentos para a maturação emocional e intelectual das crianças. Quantas vezes você já ouviu falar na necessidade de valorizar a capacidade de pensar dos alunos? De prepará-los para questionar a realidade? De unir teoria e prática? De problema-ti-zar? Se você se preocupa com essas questões, já esbarrou, mesmo sem saber, em algumas das concepções de John Dewey (1859-1952), filósofo norte-americano que influenciou educadores de várias partes do mundo. No Brasil inspirou o movimento da Escola Nova, liderado por Anísio Teixeira, ao colocar a atividade prática e a democracia como importantes ingredientes da educação. Continue...
Fonte: Nova Escola

sexta-feira

Doutorado em Epistemologia e História da Ciência

O curso de Doutotado em Epistemologia e História da Ciência está organizado para responder aos desafios do mundo atual, voltado para profissionais de todas as áreas do saber. O curso forma pesquisadores com competência para interpretar o conhecimento cientifico e estabelecer parâmetos para sua aplicabilidade prática, de conhecimentos durante o curso terão por base os estudos nas de epistemologia, e história da ciência contribuindo, decisivamente, para a qualidade da formação profissional e para o avanço da ciência.
Continue...
Fonte: unintese

O Último Suspiro do Sol

O despertador toca e sabemos que um novo dia chegou. Sem dúvida, teremos muitas preocupações relacionadas ao trabalho, à familia e às tarefas do dia a dia. No entanto, existem certas coisas sobre as quais não lançamos a menor sombra de dúvida... como o Sol! Sabemos que, todos os dias, ele estará brilhando e fornecendo luz e calor, mesmo que não o vejamos.


Fonte: discoverybrasil

quinta-feira

Inventário inédito do patrimônio histórico e cultural das cidades e regiões banhadas pelo rio São Francisco


Ao longo de cinco séculos, indígenas, jesuítas, colonizadores portugueses e holandeses, escravos, bandeirantes, garimpeiros, sertanejos, pescadores e viajantes deixaram vestígios de diferentes etapas da história do país nas margens do rio São Francisco. Esse patrimônio agora está devidamente catalogado em um inventário produzido por técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O levantamento é resultado de um trabalho de três anos, período em que a equipe percorreu 1.600 km do rio, passando por 90 localidades e cadastrando os bens culturais localizados nas margens do “Velho Chico”.
O inventário identifica três regiões históricas do rio durante o período colonial: o alto São Francisco, com a ação dos bandeirantes exploradores de ouro; o médio, região de ocupação pecuária; e o baixo, área de ocupação de missionários católicos.No período imperial, destaca-se a implantação da estrada de ferro e da navegação mercante, que intensificaram o comércio entre as várias regiões do país. Datam do período republicano a construção de hidrelétricas no médio São Francisco e os projetos governamentais para aproveitamento de suas águas para fins agrícolas, agropecuários e agroindustriais. Mais
Fonte: História viva

Entrevista:Véronique Dumas

A história da rede de computadores criada na Guerra Fria que deu início à Terceira Revolução Industrial. A internet revolucionou o funcionamento tradicional das sociedades modernas como o fizeram, a seu tempo, a imprensa, a máquina a vapor, a eletricidade ou a telegrafia sem fio (rádio). Hoje parece normal fazer cursos on-line, preencher formulários administrativos a distância ou expressar opiniões em fóruns de discussão. Segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada em 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 67,9 milhões de brasileiros estavam conectados à internet ou seja, o número de domicílios com acesso à internet no Brasil cresceu 71% entre 2005 e 2009. No entanto, poucos conhecem sua história e as razões de sua criação. Continue...

quarta-feira

7 de Setembro de 1822 Dependência do Brasil:1500 - 1822: Dependência com Portugal.1822 - 1945: Dependência com a Inglaterra. 1945 - 1989: Dependência Norte-Americana.1989 - 2000: Dependência com o capital transnacional, notoriamente norte-americano.



Documentários sobre Reforma Agrária


A Videoteca Virtual Gregório Bezerra organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra em parceria com o projeto Armazém Memória tem como proposta disponibilizar filmes e vídeos sobre a questão agrária brasileira, visando qualificar no conjunto da sociedade o debate sobre a reforma agrária no Brasil.Clique aqui

Fonte: Armazem Memória

sábado

Furacão Irene










O número de mortes causadas pelo furacão Irene, de categoria 1, foi elevado para sete em sua passagem pela Costa Leste dos Estados Unidos, informaram neste sábado as autoridades locais.

No estado da Virgínia, as autoridades confirmaram a morte de um homem no Condado de Brunswick após uma árvore cair sobre o seu carro, informa a TV NBC. Em Newport News, um menino de 11 anos morreu após uma árvore invadir o apartamento em que morava.

Na Flórida, a polícia do Condado de Volusia confirmou que um surfista morreu ao ser derrubado de sua prancha em New Smyrna Beach, onde surfistas se aglomeraram para aproveitar as grandes ondas formadas pela passagem do furacão.

sexta-feira

Festival das artes de contar História. Diamantina - 08 a 12 de outubro de 2011

Fonte: Café História

domingo

Momento de Reflexão

O seu esforço para viver e trabalhar, suas dificuldades, têm um alto significado. Nada é feito sem finalidade, sem valor.Cada pensamento, cada palavra, cada ato,representa algo para o seu destino final.E a cada passo dado com amor você cresce, aperfeiçoa-se, sublima-se.Por isso, a luta redime. Você supera resistências. O destino final de todos é a infinita felicidade e a perfeita comunhão com Deus.

sábado

5º Jogos Mundiais Militares

O maior evento esportivo militar já realizado no Brasil acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, de 16 a 24 de julho de 2011, e reunirá cerca de 8 mil participantes. Serão aproximadamente 6 mil atletas e 2 mil delegados vindos de mais de 100 países. Vinte modalidades esportivas serão disputadas, algumas inéditas em jogos mundiais militares, como o vôlei de praia. O Brasil deverá participar com 250 atletas e estará representado em todas as modalidades.A escolha pelo Brasil para sediar os 5º Jogos Mundiais Militares aconteceu em maio de 2007, em Burkina Faso, na África Ocidental. Continue
Fonte:Rio 2011

sexta-feira

Faça um Tour Virtual: Favela do Alemão




Complexo do Alemão é um conjunto de 13 favelas da Zona Norte do Rio de Janeiro, sendo umas das áreas mais violentas da cidade. Seu núcleo é o Morro do Alemão, e poucos moradores da cidade sabem que se trata de um bairro oficial, embora parte de sua área seja muitas vezes tratada como parte dos bairros vizinhos: Ramos,Penha , Olaria, Inhaúma e Bonsucesso.
O bairro foi erguido sobre a Serra da Misericórdia. Sua forma de formação é vertical , uma formação geológica de morros e nascentes, quase toda destruída pela construção do Complexo. Restam ainda áreas verdes na região, apesar dos esforços de preservação empreendidos por determinadas organizações atualmente. Para conhecer a favela clique aqui.
Fonte: O Dia.com

quarta-feira

História da África

A África tem como característica a diversidade cultural e sua História está bastante ligada à História do Brasil. Os africanos, que foram trazidos para nosso país como escravos, entre os séculos XVI e XIX, enriqueceram a cultura brasileira com seus costumes, rituais religiosos, culinária, danças etc. Somente no século XIX, com o movimento abolicionista, os negros ganharam a liberdade com a assinatura da Lei Áurea (1888). Mais...


FONTE: Só Geografia

Aviões israelenses atacam Faixa de Gaza

Aviões israelenses realizaram dois ataques à Faixa de Gaza nesta quarta-feira, informaram oficiais da segurança palestina. Um primeiro ataque teve como alvo um túnel na fronteira com o Egito, em Rafah, e o segundo em uma região do leste da cidade de Gaza. Ninguém ficou ferido durante os ataques.
Questionado pela AFP, um porta-voz militar israelense não confirmou nem negou a informação.
Mais cedo, aviões israelenses bombardearam dois locais em Gaza, ferindo uma mulher, após palestinos terem lançado três foguetes no sudeste de Israel, informaram fontes israelenses e palestinas. O militar israelense afirmou que sua aeronave "tinha como alvo duas fábricas de armas no nordeste da Faixa de Gaza".
Nenhum grupo em Gaza reivindicou o ataque com foguetes, que ocorrem depois de meses de relativa calma na região, com apenas dois foguetes lançados contra Israel nos últimos dois meses.

Fonte: O Globo

sábado

9 de Julho: Festival de San Fermin



É quatro dias do Festival de San Fermin, em Pamplona, ​​Espanha - mais conhecido mundialmente como a "corrida de touros" - e já quatro homens foram feridos. Saiba mais sobre o Festival, que inclui algumas tradições que não envolvem sendo perseguido por animais selvagens. Continue...
Fonte:Dn Globo

sexta-feira

Simpósio Nacional de História

Entre os dias 17 e 21 de julho de 2011, acontece na cidade de São Paulo, o aguardado XXVI Simpósio Nacional de História. O evento será realizado nas dependências do campus da Universidade de São Paulo (USP), uma das universidades mais importantes da América Latina, e marcará as comemorações dos 50 anos de existência da entidade promotora do evento, criada em 1961 na cidade de Marília sob o nome de Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH). Transformada atualmente em Associação Nacional de História, a ANPUH se tornou uma referência para os profissionais da área de história, inclusive para aqueles que atuam no ensino fundamental e médio, e nas instituições voltadas ao patrimônio histórico. Os preparativos e os números que envolvem o Simpósio Nacional de História de 2011 dão a dimensão do tamanho que a entidade adquiriu nos dias atuais. Mais informações clique aqui

Fonte: Café História

quarta-feira

6/7/1871 - Morre o poeta Castro Alves



Antônio Frederico de Castro Alves (14/03/1847 - 06/07/1871), escritor e poeta brasileiro. Membro da Terceira Geração Romântica, considerado o maior escritor das causas abolicionistas, o que lhe rendeu a alcunha de "Poeta dos Escravos".


Fonte:Igeduca

terça-feira

As vítimas do incêndio.

Prestes a completar um ano da tragédia, o Ministério da Integração Nacional liberou os recursos para construir as casas das famílias atingidas pelo incêndio de Marcelândia, a 712 quilômetros de Cuiabá. Em agosto do ano passado, quase 100 casas foram destruídas por um dos maiores incêndios urbanos registrados no estado. O fogo começou em uma serralheria e se alastrou por outras 15, atingindo 80% do distrito industrial do município. A portaria autorizando a liberação da verba foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (24). O montante para a construção das casas é de quase R$ 2 milhões. O projeto prevê que 96 casas sejam construídas em um terreno da cidade. Cada residência construída terá 32m² e custará em torno de R$ 20 mil.De acordo com Adalberto Diamante, prefeito da cidade, o próximo passo é fazer a licitação para escolher a empresa que deve construir as casas. “Vou verificar a partir de segunda-feira se já posso licitar sem repasse de pagamento. O ministério geralmente libera uma parte de recurso, mas se não me impedir em nada, vou licitar antes do repasse”, explica.Segundo a portaria do Ministério da Integração, por conta da intensidade dos efeitos do desastre na área afetada, o município terá um ano para construir as residências. Continue...
Fonte: diário de cuiabá

sábado

Materiais simples ou sofisticados geram bons resultados

Materiais baratos e sucata juntamente com modernos recursos tecnológicos são utilizados, sem preconceito, pelos professores da Escola Estadual de Educação Profissional Adelino Cunha Alcântara (CE) Materiais baratos e sucata juntamente com modernos recursos tecnológicos são utilizados, sem preconceito, pelos professores da Escola Estadual de Educação Profissional Adelino Cunha Alcântara, no município cearense de São Gonçalo do Amarante, a cerca de 60 Km de Fortaleza. Para participação na Olimpíada Brasileira de Foguetes, por exemplo, canos, barras de ferro e pedaços de madeira foram utilizados para a construção da base de lançamento. Já os foguetes foram feitos de garrafa PET e papelão. Leia a entrevista


Fonte: Portal do Professor

Véu de Noiva estará fechado por tempo indeterminado.

A cachoeira Véu de Noiva, principal atrativo do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, será fechada para visitação a partir do dia 1º de julho. A interdição atende a um pedido do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que considerou irregular o pagamento feito pela Prefeitura Municipal aos monitores que trabalham na região.O TCE determinou também que os contratos que vencem no próximo dia 30, não sejam renovados. Com 86 metros de altura, a cachoeira é um dos mais belos cartões postais de Mato Grosso. Continue...


Fonte: G1

quarta-feira

O Muro de Berlim


Por mais de 28 anos, o Muro de Berlim foi símbolo da divisão das duas Alemanhas. A muralha se estendia por 155 quilômetros e separava Berlim Ocidental de Berlim Oriental. Muito maior era a fronteira interna alemã, entre a República Federal da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã (RDA), de regime comunista.Saiba mais

Os 50 anos da construção do Muro de Berlim


Tiveram início nesta terça-feira (14/06) as comemorações que lembram os 50 anos da construção do Muro de Berlim. Como ato de abertura, o prefeito da capital alemã, Klaus Wowereit, inaugurou uma enorme foto do Muro, disposta na antiga torre de vigilância Schlesischer Busch, no bairro de Treptow.A partir desta quarta-feira, 24 fotos de grande formato em preto e branco serão expostas em 11 locais da cidades, lembrando o percurso do Muro. As fotos históricas registram a cidade dividida em 1961 e nos anos seguintes. Wowereit ressaltou que a memória das vítimas e das consequências da construção do Muro são uma das preocupações centrais de Berlim.
O Muro de Berlim começou a ser erguido em 13 de agosto de 1961. A barreira circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, e tinha cerca de 155 km de perímetro. O Muro persistiu por mais de 28 anos, até cair em 9 de novembro de 1989. Calcula-se que ao menos 136 pessoas tenham morrido no Muro devido ao regime de fronteira da antiga República Democrática Alemã (RDA).
Fonte: café história

quinta-feira

Somente para Curtir!

Resgatando a Memória Histórica.

O Centro Histórico de Cuiabá é permanente convite a um passeio pelos estilos arquitetônicos do passado. Construídos sobre minas de ouro, seus casarões de arquitetura colonial remanescem do século XVIII. Ruas estreitas e sinuosas,
verdadeiros labirintos, revelam estratégias usadas pelos colonizadores para despistar aventureiros atraídos pela fartura das minas auríferas. Para assegurar a preservação desse patrimônio que compreende 400 imóveis, o tombamento foi homologado pelo Governo Federal em 1992.
Por estas ruas, caminharam homens sonhadores e de luta. O almirante Augusto Leverger, condecorado Barão de Melgaço, impediu a invasão do território durante a guerra do Paraguai. Para tirar a capital do isolamento, em 1892, o Marechal Cândido Rondon atuou na construção da linha telegráfica que ligaria finalmente Mato Grosso ao Estado de Goiás. Arcebispo de Cuiabá, Dom Aquino Corrêa foi o conciliador da crise instalada entre o Partido Republicano Mato-grossense e o Partido Republicano Conservador. Eleito governador em 1918, fundou a Academia Mato-grossense de Letras.
O rio Cuiabá que empresta o nome à cidade, o Coxipó do Ouro onde foi rezada a primeira missa e o bairro do Porto, contam a história de Cuiabá que está cravada ainda em paralelepípedos, praças seculares, monumentos, centros de documentação histórica.

Curiosidades do Mundo Atual.

Uma lâmpada em uma central de bombeiros na Califórnia está acesa há 110 anos e ninguém sabe como ou por que ela ainda não parou de funcionar. A lâmpada foi acesa em 1901 na cidade de Livermore, norte da Califórnia e foi apagada apenas por alguns cortes de energia e a mudança de prédio dos bombeiros em 1976. Mais

Fonte: G1

quarta-feira

O 1º computador Eletrônico do Mundo

A história do ENIAC começa no início da segunda guerra. O Laboratório de Pesquisas do Departamento de Guerra situado em Aberdeen Maryland no EUA precisavam agilizar um processo na preparação de tabelas de tiro de artilharia , para os soldados em campo conseguirem mirar com canhões nos alvos com precisão mesmo em situações adversas de vento e temperatura.
Mas para isso exigiam grandes e trabalhosos cálculos de 750 diferentes multiplicações para apenas uma trajetória e cada tabela apresentada continha 2.000 trajetórias. Ainda tentaram acelerar esse processo com um analisador diferencial mas a máquina não era tão precisa e não dava os números exatos fazendo as tropas em campo usarem calculadoras de mesa para afinar os cálculos. Continue...

Fonte: Museu do Computador

quinta-feira

Polêmica Histórica


Considero importante mas tímida e "tardia”. Isso demonstra que já estava na hora de ocorrer um pronunciamento.Era um assunto para ser legislado há muito tempo. A posição dos acadêmicos de diferentes áreas que estudam as relações homoafetivas sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal que reconheceu a união estável de casais do mesmo sexo não difere muito. Admitem a importância da determinação, exaltam a votação unânime dos juízes do Supremo, comparam com outras decisões famosas e falam até de um marco na sociedade. Porém, essa exaltação se contrapõe a um ceticismo em relação ao futuro, citando, como motivos para tal, o atraso em se tomar outras atitudes relacionadas ao universo homossexual e o conservadorismo do parlamento brasileiro.Leia Mais

Festival de História


Foi dada a largada para que Diamantina se prepare para receber o inédito Festival de História (fHist), entre os dias 8 e 12 de outubro deste ano.O Festival de História vai se utilizar de espaços próprios de debates e incentivar as interações entre autores, pesquisadores, editores e quem mais se interessar pelo tema. O palco das principais conferências será a Tenda dos Historiadores, na Praça Doutor Prado. Haverá também a apresentação de filme no Cinema no Teatro, no cine-teatro Santa Izabel; e a Música no Mercado, no palco da praça. Para quem quer ganhar um autógrafo de seu autor favorito, haverá a possibilidade de encontrá-lo no Mercado Velho, no Proseando no Mercado, onde será instalada a livraria do fHist. O festival contará ainda com oficinas de História, de Educação Patrimonial e de Teatro, abertas aos estudantes e professores da região.As inscrições para o evento vão ser abertas às 12 horas do dia 15 de julho de 2011. A programação ainda não foi fechada. Mais informações pelo site
Fonte: Fhist

segunda-feira

Notícias do Mundo

Equipes de resgate e familiares das vítimas seguem na busca por sobreviventes em Joplin, no estado americano do Missouri. Um tornado da categoria 5 (A mais alta) deixou pelo menos 125 mortos. Tempestades seguem castigando a região e prejudicam os esforços de autoridades e população. Continue

quinta-feira

Imprensa Negra

O Arquivo Público do Estado de São Paulo, órgão vinculado à casa civil, comemorou a Abolição da escravatura no brasil, no último dia 13 de maio, colocando em seu site o conteúdo integral de 23 títulos de jornais e revistas da chamada "imprensa negra" brasileira. Para saber mais, clique na imagem ao lado.






Fonte: Arquivo Público de São Paulo

Pós-Graduação em História

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, informa que continuam abertas as inscrições para proponentes de trabalhos a serem apresentados no I Seminário Internacional História do Tempo Presente. O evento ocorrerá entre 07 e 09 de Novembro de 2011, na UDESC, em Florianópolis (SC).O envio de propostas de comunicações vai de 15 de abril a 15 de junho de 2011. Os textos completos devem ser enviados no período de 15/06 a 01/09 de 2011. O pagamento para inscrever trabalhos nos Simpósios Temáticos ocorrerá após a aprovação dos mesmos pelos/as coordenadores/as. Mais informações clique aqui

Fonte café história

segunda-feira

Mural do Historiador

A Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) promove no próximo dia 17 de maio, terça-feira, às 16h, debate sobre o tema “Crime e sedução: bandidos que viram lendas”, matéria de capa da edição 68 da RHBN. O evento terá a participação da antropóloga Alba Zaluar (UERJ) e do jornalista Mouzar Benedito e integra a série Biblioteca Fazendo História. O debate será realizado no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional e terá transmissão pelo site e acompanhamento, em tempo real, pelo twitter da revista (@rhbn).

Fonte: café história

quarta-feira

Qual a contribuição das TIC na aprendizagem das crianças?


Atualmente vê-se uma grande ascensão da tecnologia, seja em grandes projetos, empresas e também em instituições de ensino. A tecnologia está cada vez mais acessível as pessoas. Percebe-se que a compra de produtos com tecnologia digital tem crescido bastante, em todas as camadas sociais. As tic´s, ao contrário do que muitas pessoas pensam, estão presentes na vida do homem desde a antiguidade, contitui-se meios eficazes de comunicação e informação. Continue...

Fonte: ivanilson.com

segunda-feira

Conflitos e movimentos sociais no Mundo

Guerras e conflitos ocorrem no mundo todo como resultado de confronto sujeito a interesses entre dois ou mais grupos distintos de indivíduos mais ou menos organizados.

No geral, as causas destes confrontos são complexas, são resultantes de um processo histórico, político, étnico ou religioso e cada vez mais culturais, e ocorrem normalmente por questões de invasão e ocupação de territórios ou questões envolvendo as riquezas e a delimitação de fronteiras.

Atualmente, a maioria dos conflitos que ocorrem no mundo tem origem interna, ou seja, é decorrente de guerras civis ou da luta entre forças militares e movimentos rebelde ou separatistas.
Apresentarei a seguir uma lista de guerras e conflitos mundiais, listados cronologicamente desde a Antiguidade até os dias de hoje.

História de Bin laden


No ano de 1957, aconteceu o nascimento de mais um dos filhos do milionário da construção civil saudita Mohammed Bin Laden. Usamah Bin Muhammad Bin Àwad Bin Landi era o décimo sétimo filho de uma prole extensa que vivia entre as mais abastadas famílias da Arábia Saudita. Usamah poderia ter sido mais um dos desconhecidos magnatas orientais que passavam a vida ostentando sua própria riqueza. No entanto, outros caminhos foram trilhados por aquele jovem que passou a ser conhecido como Osama Bin Laden. Continue...
Fonte: Brasil Escola

terça-feira

HOJE NA HISTÓRIA: 26/ABRIL Acidente nuclear em Chernobyl - 1986


Neste dia, o reator número quatro do complexo nuclear de Chernobyl, na Ucrânia (URSS), explode. A nuvem radioativa afetou países vizinhos, provocou 31 mortes no primeiro dia, contaminou 10 mil quilômetros quadrados e atingiu com as radiações 600 mil pessoas. O episódio só foi confirmado pelas autoridades soviéticas após cientistas suecos terem denunciado os níveis de contaminação na atmosfera. O reator foi selado, mas oito toneladas de material radioativo já haviam vazado. Até hoje há casos de câncer e mutações genéticas atribuídos à contaminação. No ano 2000, foi desligado o último dos reatores úteis de Chernobyl e a unidade foi oficialmente fechada.

Fonte: só história

Vídeo: A escravidão no Brasil colonial


Fique ligado em breve mais vídeos educativo.
Fonte: só história

quinta-feira

Guerra nas Estrelas


Caros visitantes do meu blog, vocês já imaginaram como serão as redes sociais no futuro, na era da Guerra das Estrelas?

Inaugurações de Navios de Guerra

O que você esperaria que acontecesse na inauguração de um grande navio de guerra, que provavelmente é equipado com dezenas, centenas, milhares de equipamentos de última geração? Já parou pra pensar como ele é colocado no mar? Supostamente isso deveria ser feito com muito cuidado e cautela, não é? Bem, veja como foram as inaugurações do navio USS Fort Worth, o terceiro navio da nova classe da Marinha americana de navios para combate litorâneo, e do navio Henry B. Bigelow, da NOAA, agência de proteção e administração da vida marinha. É uma bela maneira de inaugurar um navio de 115 metros e quase 2900 toneladas.

Fonte: Gizmodo

quarta-feira

13/ABRIL: Primeira execução do Hino Nacional Brasileiro - 1931

Neste dia é executado pela primeira vez o Hino Nacional Brasileiro. O Hino Nacional é um canto patriótico associado a cerimônias públicas. Constitui a exteriorização musical que proclama e simboliza uma Nação. Apenas a partir do século XIX os povos da Europa criaram o hábito de cantar seus hinos, quando um movimento de opinião levou a que cada estado estabelecesse uma composição, com letra e música que fosse representativa e oficial. Até então os povos e os exércitos conheciam apenas os cantos e os toques guerreiros próprios de cada corpo e as canções relativas aos acontecimentos dignos de memória. A letra do Hino Nacional do Brasil foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada (1870 - 1927) e a música é de Francisco Manuel da Silva (1795-1865). Tornou-se oficial no dia 1 de Setembro de 1971, através da lei nº 5700. Existe uma série de regras que devem ser seguidas no momento da execução do hino. Deve ser executado em continência à Bandeira Nacional, ao presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional. É executado em determinadas situações, entre elas: cerimônias religiosas de cunho patriótico, sessões cívicas e eventos desportivos internacionais.
Fonte: só história

quinta-feira

Atividade 1: Para que servem as rede sociais?

A comunicação, de fato, tem sido a grande atração da internet, principalmente pela rapidez e objetividade com que as informações são passadas. Isso significa que as redes sociais, pode ser definida como uma ferramentas Online, que permiti a interação social a partir da partilha e da criação colaborativa de informação. Além do que, a Rede conta com uma característica particular que é a interatividade, uma ação de troca contínua das funções de emissão e recepção comunicativa. Assim como nós estamos fazendo neste curso realizando uma interação através da rede.
De acordo com o texto Redes sociais enfrentam maré de ciberceticismo, William Kist, que é especialista em educação, afirma que "as redes sociais é uma área nova e ainda é necessário criar normas e regras de etiqueta que possam ser respeitadas". Concordo plenamente com ele, o que realmente precisa é que cada educador leve para sua sala de aula as redes sociais como: ( Orkut, Fotolog,Twitter, Blog, Faceboock, Sônico etc...) que sejam trabalhadas como práticas pedagógicas integrada ao currículo . Sabemos que isso não é nada fácil, principalmente quando ela é batalhada de forma isolada sem nenhum planejamento. Não adianta só acessar as redes socias sem uma proposta, o professor tem que ser esperto, perder o medo e usar os conhecimentos do aluno, pedir ajuda aos alunos que conhecem mais, organizar uma dinâmica na sala de aula que dê voz a quem sabe. O professor precisa entender que tem gente que sabe mais que ele. Porque não usar isso em benefício de todos? Pense nisso!
Autora: Marineide

quarta-feira

HOJE NA HISTÓRIA

30/março: Os aliados recuperam Paris - 1814













Neste dia forças as europeias aliadas contra a França napoleônica entram triunfalmente em Paris, acabando formalmente com uma década de domínio francês no continente. Napoleão Bonaparte, estrategista militar indiscutível, conseguiu o controle do estado francês em 1800 e em 1804 foi coroado imperador. Até 1807 controlava um império que abrangia toda a Europa. No entanto, em 1812 começou a sofrer as primeiras derrotas significativas, como a invasão fatal da Rússia, a perda da Espanha perante o Duque de Wellington, ou a derrota absoluta contra as forças aliadas em 1814. Exilado na ilha de Elba, fugiu de França no início de 1815 para reunir outro novo Grande Exército que desfrutou de alguns êxitos antes da fatal queda de Waterloo. Seguidamente foi encarcerado na ilha de St. Helena, onde morreu seis anos depois.

Fonte: só história

sexta-feira

OS GREGOS NO SÉCULO V a.C

A Grécia situa-se na Península Balcânica e é banhada a sul, pelo Mediterrâneo, a este pelo mar Egeu e , a oeste, pelo mar Jónio.

O seu território é montanhoso, com vales estreitos e algumas planícies. A costa é formada por golfos e baías. Os rios são irregulares e de fraco caudal. Nos vales e nas planícies eram cultivados cereais, vinha e oliveira, nas terras altas dedicavam-se à pastorícia. Com um solo pobre o destino dos gregos foi o mar. Aventuraram-se pelo mar Egeu, mais tarde por todo o Mediterrâneo, em busca de terras férteis onde pudessem fixar-se, comerciar ou procurar riquezas.

Os Gregos ou Helenos, nome por que os gregos se designavam a si próprios, eram povos oriundos do sul da Rússia, que falavam dialectos Indo-europeus. No 2º milénio a.C., vieram fixar-se na Grécia, em vagas sucessivas.

Os primeiros, os Aqueus, que foram influenciados pela civilização cretense. Fundaram pequenos reinos, com palácios fortificados. No século II a.C., chegam os Dórios que difundem as armas de ferro, com eles veio a guerra e a devastação. Muitos dos gregos emigram, povoando as ilhas e as costas da Ásia Menor. Apesar das suas origens diversas, os Helenos tinham consciência de formar um só povo, unidos pelas mesmas tradições, língua e religião.

2.1.1 – O MUNDO HELÉNICO

Os gregos nunca chegaram a formar um estado unificado, devido a diversos factores, sendo um dos mais importantes o relevo, assim como o isolamento das populações.

No século VIII a.C., deu-se um crescimento populacional e desenvolveram-se os aglomerados urbanos, que se tornam o centro de pequenos Estados independentes. Nasceram assim as Cidades-Estados, a que os gregos chamaram Pólis.

Uma Cidade-Estado era uma comunidade de homens livres – os cidadãos – tinha um governo próprio e leis próprias. A Pólis devia ter capacidade de se defender e sustentar os seus habitantes. Os cidadãos reuniam-se na ágora, a praça da cidade, para discutir os assuntos públicos. Na parte alta da cidade erguia-se a acrópole, onde estavam situados os templos (Fig. 2).

Fonte: história.com

HOJE NA HISTÓRIA

25/ de março: Revolta na França - 1968
Neste dia tem início a revolta estudantil na Universidade de Nanterre, na França, contra a reforma educacional do Plano Fouchet. Foi uma faísca para a classe operária romper o isolamento das manifestações localizadas e retomar as greves e as ocupações de fábricas, resultando no Maio Francês.

Fonte: Só história

segunda-feira

HOJE NA HISTÓRIA

21/MARÇO Começa o III Reich - 1929

Neste dia começa o Terceiro Reich. Os planos do governo alemão na República de Weimar de reconstruir o país após a I Guerra Mundial desmoronou com a crise econômica dos EUA. Em 1932, eram 5,5 milhões de desempregados. Estava aberto o caminho para o nazismo.
Fonte: só história

Reflexão do dia!

sexta-feira

Pré-história ou História dos povos pré-letrados


O termo Pré-história foi criado em 1851 e pretendia designar o período da vida da espécie humana anterior à invenção da escrita. A história seria estudada, portanto, a partir do momento em que surgiram os primeiros documentos escritos. Essa idéia é hoje muito criticada, afinal, os humanos que não sabiam escrever também têm história. Eles viviam, comiam, faziam objetos, se comunicavam. Como já sabemos, não é preciso o documento escrito para a pesquisa histórica. A cultura material também é fonte importante para o trabalho do historiador. Pelos desenhos deixados nas cavernas – as chamadas pinturas rupestres – o historiador pode obter indícios do que aqueles homens faziam, como pensavam, enfim, como eles viam o seu mundo. Pelos vestígios de utensílios, de ferramentas, o historiador pode saber como essas pessoas comiam, de que forma caçavam os animais, se faziam fogueiras, etc. Por isso, muitos estudiosos, hoje em dia, preferem chamar a Pré-História de História dos povos pré-letrados ou povos ágrafos, isto é, História dos povos que não sabiam escrever. Continue...

terça-feira

HOJE NA HISTÓRIA

15/MARÇODia da posse do General Ernesto Geisel - 1974
Neste dia, o General Ernesto Geisel tomou posse da Presidência do Brasil e com ele trouxe de volta ao poder Golbery do Couto e Silva. Juntos, articularam um projeto de relativa democracia. A atitude mais combativa contra a oposição foi o fechamento do Congresso 1977. Até o ano de 1995, as posses de cargos públicos eram realizadas no dia 15 de março.

Fonte: só história

quarta-feira

HOJE NA HISTÓRIA: 09 de março

Nasce Américo Vespúcio - 1451


Neste dia, nasce Américo Vespúcio. Américo Vespúcio foi um mercador, navegador, geógrafo e explorador de oceanos que viajou pelo, então, Novo Mundo, escrevendo sobre estas terras a ocidente da Europa. Como representante de armadores florentinos, Américo Vespúcio encarregou-se em Sevilha do aprovisionamento de navios para a segunda e a terceira viagens de Cristóvão Colombo. Seu nome foi dado ao novo continente descoberto por Cristóvão Colombo, a América. O rei Fernando, o Católico em 1505, lhe concedeu a cidadania castelhana.

Fonte: sóhistória

terça-feira

Do Descobrimento até as Guerras Guaraníticas



8 de Março Dia Internacional da Mulher

















No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte-americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres recebiam em média um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Entretanto, somente no ano de 1910, durante uma conferência realizada na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Porém, somente no ano de 1975, por meio de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Fonte.Só História

sexta-feira

Reflexão do dia!

Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar.
Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder.
Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos.
Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança.

quinta-feira

Hoje na História: 3/MARÇO Rússia assina a sua própria paz - 1918

As primeiras duas páginas do Tratado de Brest-Litovsk, escrito em alemão, húngaro, búlgaro, turco otomano e russo. Nesta data a Rússia bolchevique assina o Tratado de Brest-Litovsk com os poderes centrais, abandonando o enorme esforço da Primeira Guerra Mundial e proporcionando a independência da Polônia e os territórios bálticos, Ucrânia e Finlândia. A catastrófica participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial foi uma das principais causas do êxito da revolução marxista de Vladimir Lenine em Novembro de 1917. Em Dezembro de 1917, a Alemanha aceitou uma trégua e conversações de paz com a Rússia e Lenine enviou Trotsky a Brest-Litovsk, na Lituânia, para negociar um acordo. As conversações foram bruscamente cessadas quando a Alemanha exigiu a independência das empresas russas na Europa do Este, e em Fevereiro de 1918, surgiu de novo a luta da Frente oriental. Quando as tropas alemãs avançaram sobre San Petersburgo, Lênin autorizou a assinatura do Tratado Brest-Litovsk em 3 de Março de 1918. Os dirigentes alemães esperavam que os territórios anteriormente russos acabariam sob a sua influência, mas em Novembro de 1918 um armistício terminou com a Primeira Guerra Mundial, condenando a Alemanha à desmilitarização e ao domínio aliado. Em 1919, a Rússia soviética recuperou a Ucrânia durante a Guerra civil, e pouco antes da Segunda Guerra Mundial, em 1939 e em 1940, apoderou-se de parte da Polônia e de zonas do Báltico respectivamente, após a assinatura do pacto nazista-soviético de não agressão mútua.

domingo

DIA DO LIVRO DIDÁTICO

Hoje 27 de fevereiro é dia de um amigo muito legal, o livro didático. Ele merece ter esse dia em sua homenagem, pois nos ajuda a aprender muita coisa bacana. E um amigo assim merece cuidados especiais: não suje, não rasgue, não amasse e não use seu livro como segurador de porta. Seja maluquinho pelo livro você também.


Fonte: menino maluquinho

O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA ATUALIDADE:27 DE FEVEREIRO Torre de Pisa - 1964


Neste dia, o governo italiano pede ajuda publicamente para salvar a famosa torre inclinada, que ameaça desabar. Várias tentativas são feitas, em 1966 e em 1985, tentaram reduzir a inclinação através da perfuração do solo, porém, detiveram-se porque a torre se inclinou ainda mais para sul. Apenas em 1999 um plano para impedir o colapso foi bem-sucedido, iniciaram um processo de extração de solo inferior que mostrou efeitos positivos. Obtidos a correção de dois centímetros perdidos, o projeto de restauro terminou. A redução proporcionou mais uns 300 anos de vida à Torre de Pisa e em Dezembro de 2001 foi reaberta ao público.

HISTORIA DE CUIABÁ














Como na Independência, a notícia da Proclamação da República encontrou Cuiabá em grande efervescência, com grupos políticos já se degladiando contra ou a favor do novo regime. A instabilidade política estava por todo o País, mas em Mato Grosso adquiria contornos mais marcantes, inclusive pela truculência das disputas entre os grupos de poder locais, geralmente chefiados por coronéis cujo prestígio se media pela capacidade de arregimentar homens e armas pelo critério da eficácia mais que da legitimidade ou procedência. A ação desses grupos, aliada à de caudilhos vindos do sul, acostumados a chamar qualquer briga política de revolução para em nome dela saquear fazendas e praticar outras estrepolias, resultou na proliferação dessa prática, que se estendeu aos grupos de bandoleiros e ladrões de gado que assolaram a região nas décadas seguintes. Continue...
Fonte: achetudoregioes.com

sábado

Cabeça gigante do faraó Amenofis III é descoberta em Luxor, no Egito.

O ministério da Cultura egípcio anunciou no dia 28 de fevereiro de 2010 que foi encontrada em Luxor, no templo funerário de Amenofis, uma cabeça gigante de granito vermelho reproduzindo a imagem do faraó Amenofis III, de 3.000 anos de idade.
"A cabeça está intacta e mede 2,5 metros de altura", indicou em um comunicado Zahi Hawass, diretor do departamento de Antiguidades Egípcias. "É uma obra prima de grande qualidade artística, um retrato do rei com traços esculpidos muito finos e cheios de juventude", descreveu.
A peça encontrada é a cabeça pertencente a uma grande estátua que representava o faraó de pé, com os braços cruzados e com símbolos reais nas mãos. "Coletamos uma ampla quantidade de peças de granito vermelho da estátua que ficava na parte sul do templo funerário de Amenófis III", explicou o chefe da missão arqueológica responsável pela descoberta Hurig Suruzian, acrescentando que as peças estão sendo restauradas.
Amenofis III, que governou entre 1390 e 1352 AC, foi identificado através de testes de DNA e tomografia computadorizada realizados por cientistas em diversas múmias como o avô de Tutancâmon, o jovem faraó fruto de uma relação incestuosa entre Akenaton e sua irmã, ambos descendentes de Amenófis III. Akenaton é o "faraó herético", considerado precursor do monoteísmo por ter tentado impor no Egito o culto exclusivo de Aton.
Fonte: Agência AFP

sexta-feira

Chega ao fim a Guerra do Golfo - 1991

Hoje dia 26 de fevereiro é anunciado o fim da Guerra do Golfo. Terminou com a partida do último soldado iraquiano do Kuwait, depois de uma ofensiva da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos contra as tropas de Saddam Hussein. A guerra causou milhares de mortes e destruições.

Atualidades na História

A história está em constante movimento. Diariamente são fatos novos no Brasil e no mundo, conflitos entre as nações e seus povos, atentados terroristas, catástrofes que marcam a história para sempre entre tantos outros eventos.Desta forma, é fundamental mantermos nossa memória viva, é preciso relembrar e refletir sobre o sentido e os efeitos dos atos e acontecimentos.

Um dos principais marcos da Itália, o Coliseu, abrirá seus corredores subterrâneos para o público pela primeira vez. A rede de túneis e celas costumava abrigar animais, gladiadores, escravos e pessoas que eram jogadas aos leões e tigres para entretenimento do público, que chegava a 50 mil pessoas.
Milhões de turistas visitam o Coliseu anualmente, mas as áreas subterrâneas eram consideradas muito frágeis e por isso estavam fechadas ao público.
O custo do projeto foi de 28 milhões de dólares e agora o meticuloso trabalho de proteger as frágeis estruturas está chegando ao fim. Novas passagens permitirão que os visitantes percorram as ruínas que estavam fora do alcance das multidões romanas.

Autora: Marineide

Fonte:Historiaviva