terça-feira

HOJE NA HISTÓRIA: 26/ABRIL Acidente nuclear em Chernobyl - 1986


Neste dia, o reator número quatro do complexo nuclear de Chernobyl, na Ucrânia (URSS), explode. A nuvem radioativa afetou países vizinhos, provocou 31 mortes no primeiro dia, contaminou 10 mil quilômetros quadrados e atingiu com as radiações 600 mil pessoas. O episódio só foi confirmado pelas autoridades soviéticas após cientistas suecos terem denunciado os níveis de contaminação na atmosfera. O reator foi selado, mas oito toneladas de material radioativo já haviam vazado. Até hoje há casos de câncer e mutações genéticas atribuídos à contaminação. No ano 2000, foi desligado o último dos reatores úteis de Chernobyl e a unidade foi oficialmente fechada.

Fonte: só história

Vídeo: A escravidão no Brasil colonial


Fique ligado em breve mais vídeos educativo.
Fonte: só história

quinta-feira

Guerra nas Estrelas


Caros visitantes do meu blog, vocês já imaginaram como serão as redes sociais no futuro, na era da Guerra das Estrelas?

Inaugurações de Navios de Guerra

O que você esperaria que acontecesse na inauguração de um grande navio de guerra, que provavelmente é equipado com dezenas, centenas, milhares de equipamentos de última geração? Já parou pra pensar como ele é colocado no mar? Supostamente isso deveria ser feito com muito cuidado e cautela, não é? Bem, veja como foram as inaugurações do navio USS Fort Worth, o terceiro navio da nova classe da Marinha americana de navios para combate litorâneo, e do navio Henry B. Bigelow, da NOAA, agência de proteção e administração da vida marinha. É uma bela maneira de inaugurar um navio de 115 metros e quase 2900 toneladas.

Fonte: Gizmodo

quarta-feira

13/ABRIL: Primeira execução do Hino Nacional Brasileiro - 1931

Neste dia é executado pela primeira vez o Hino Nacional Brasileiro. O Hino Nacional é um canto patriótico associado a cerimônias públicas. Constitui a exteriorização musical que proclama e simboliza uma Nação. Apenas a partir do século XIX os povos da Europa criaram o hábito de cantar seus hinos, quando um movimento de opinião levou a que cada estado estabelecesse uma composição, com letra e música que fosse representativa e oficial. Até então os povos e os exércitos conheciam apenas os cantos e os toques guerreiros próprios de cada corpo e as canções relativas aos acontecimentos dignos de memória. A letra do Hino Nacional do Brasil foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada (1870 - 1927) e a música é de Francisco Manuel da Silva (1795-1865). Tornou-se oficial no dia 1 de Setembro de 1971, através da lei nº 5700. Existe uma série de regras que devem ser seguidas no momento da execução do hino. Deve ser executado em continência à Bandeira Nacional, ao presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional. É executado em determinadas situações, entre elas: cerimônias religiosas de cunho patriótico, sessões cívicas e eventos desportivos internacionais.
Fonte: só história