domingo

DIA DO LIVRO DIDÁTICO

Hoje 27 de fevereiro é dia de um amigo muito legal, o livro didático. Ele merece ter esse dia em sua homenagem, pois nos ajuda a aprender muita coisa bacana. E um amigo assim merece cuidados especiais: não suje, não rasgue, não amasse e não use seu livro como segurador de porta. Seja maluquinho pelo livro você também.


Fonte: menino maluquinho

O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA ATUALIDADE:27 DE FEVEREIRO Torre de Pisa - 1964


Neste dia, o governo italiano pede ajuda publicamente para salvar a famosa torre inclinada, que ameaça desabar. Várias tentativas são feitas, em 1966 e em 1985, tentaram reduzir a inclinação através da perfuração do solo, porém, detiveram-se porque a torre se inclinou ainda mais para sul. Apenas em 1999 um plano para impedir o colapso foi bem-sucedido, iniciaram um processo de extração de solo inferior que mostrou efeitos positivos. Obtidos a correção de dois centímetros perdidos, o projeto de restauro terminou. A redução proporcionou mais uns 300 anos de vida à Torre de Pisa e em Dezembro de 2001 foi reaberta ao público.

HISTORIA DE CUIABÁ














Como na Independência, a notícia da Proclamação da República encontrou Cuiabá em grande efervescência, com grupos políticos já se degladiando contra ou a favor do novo regime. A instabilidade política estava por todo o País, mas em Mato Grosso adquiria contornos mais marcantes, inclusive pela truculência das disputas entre os grupos de poder locais, geralmente chefiados por coronéis cujo prestígio se media pela capacidade de arregimentar homens e armas pelo critério da eficácia mais que da legitimidade ou procedência. A ação desses grupos, aliada à de caudilhos vindos do sul, acostumados a chamar qualquer briga política de revolução para em nome dela saquear fazendas e praticar outras estrepolias, resultou na proliferação dessa prática, que se estendeu aos grupos de bandoleiros e ladrões de gado que assolaram a região nas décadas seguintes. Continue...
Fonte: achetudoregioes.com

sábado

Cabeça gigante do faraó Amenofis III é descoberta em Luxor, no Egito.

O ministério da Cultura egípcio anunciou no dia 28 de fevereiro de 2010 que foi encontrada em Luxor, no templo funerário de Amenofis, uma cabeça gigante de granito vermelho reproduzindo a imagem do faraó Amenofis III, de 3.000 anos de idade.
"A cabeça está intacta e mede 2,5 metros de altura", indicou em um comunicado Zahi Hawass, diretor do departamento de Antiguidades Egípcias. "É uma obra prima de grande qualidade artística, um retrato do rei com traços esculpidos muito finos e cheios de juventude", descreveu.
A peça encontrada é a cabeça pertencente a uma grande estátua que representava o faraó de pé, com os braços cruzados e com símbolos reais nas mãos. "Coletamos uma ampla quantidade de peças de granito vermelho da estátua que ficava na parte sul do templo funerário de Amenófis III", explicou o chefe da missão arqueológica responsável pela descoberta Hurig Suruzian, acrescentando que as peças estão sendo restauradas.
Amenofis III, que governou entre 1390 e 1352 AC, foi identificado através de testes de DNA e tomografia computadorizada realizados por cientistas em diversas múmias como o avô de Tutancâmon, o jovem faraó fruto de uma relação incestuosa entre Akenaton e sua irmã, ambos descendentes de Amenófis III. Akenaton é o "faraó herético", considerado precursor do monoteísmo por ter tentado impor no Egito o culto exclusivo de Aton.
Fonte: Agência AFP

sexta-feira

Chega ao fim a Guerra do Golfo - 1991

Hoje dia 26 de fevereiro é anunciado o fim da Guerra do Golfo. Terminou com a partida do último soldado iraquiano do Kuwait, depois de uma ofensiva da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos contra as tropas de Saddam Hussein. A guerra causou milhares de mortes e destruições.

Atualidades na História

A história está em constante movimento. Diariamente são fatos novos no Brasil e no mundo, conflitos entre as nações e seus povos, atentados terroristas, catástrofes que marcam a história para sempre entre tantos outros eventos.Desta forma, é fundamental mantermos nossa memória viva, é preciso relembrar e refletir sobre o sentido e os efeitos dos atos e acontecimentos.

Um dos principais marcos da Itália, o Coliseu, abrirá seus corredores subterrâneos para o público pela primeira vez. A rede de túneis e celas costumava abrigar animais, gladiadores, escravos e pessoas que eram jogadas aos leões e tigres para entretenimento do público, que chegava a 50 mil pessoas.
Milhões de turistas visitam o Coliseu anualmente, mas as áreas subterrâneas eram consideradas muito frágeis e por isso estavam fechadas ao público.
O custo do projeto foi de 28 milhões de dólares e agora o meticuloso trabalho de proteger as frágeis estruturas está chegando ao fim. Novas passagens permitirão que os visitantes percorram as ruínas que estavam fora do alcance das multidões romanas.

Autora: Marineide

Fonte:Historiaviva


11 DE FEVEREIRO


Neste dia, o líder sul-africano contra o Apartheid, Nelson Mandela, é libertado após 27 anos na prisão. Mandela, por ser considerado pelo governo sul-africano um terrorista é acusado de traição em 1962 e preso em 1964, condenado à prisão perpétua. Na prisão, tornou-se símbolo da luta dos negros contra a opressão. Libertado em 1990, como gesto de boa-vontade do presidente Klerk, Mandela se elegeu, em julho de 1991, como líder do Congresso Nacional Africano (ANC), a qual representou durante as turbulentas negociações que estabeleceram os direitos dos negros. Em 1994 foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul, governando até 1999. Mandela e o presidente Klerk dividiram o Prêmio Nobel da Paz de 1993.

Fonte: sóhistória

quinta-feira

Reflexão


"O educador autêntico é humilde e confiante. Mostra o que sabe e, ao mesmo tempo está atento ao que não sabe, ao novo. Mostra para o aluno a complexidade do aprender, a sua ignorância, suas dificuldades. Ensina, aprendendo a relativizar, a valorizar a diferença, a aceitar o provisório. Aprender é passar da incerteza a uma certeza provisória que dá lugar a novas descobertas e a novas sínteses..."
José Manuel Moran

terça-feira

Coleção de Mapas Antigos


Para todos os amantes da História, informo que a coleção de Mapas Históricos de David Rumsey está disponível on-line.Esta coleção tem mais de 17.400 mapas on-line. O foco da coleção é, especialmente, a cartografia das Américas a partir dos séculos XVIII e XIX, mas também tem mapas do Mundo, da Ásia, África, Europa e Oceania.
A coleção encontra-se distribuída em diferentes categorias como mapas raros, antigos, mapas históricos, atlas, globos, gráficos, cartográficos, manuscritos, infantis e outros itens.
Destaque especial para a coleção de Mapas relacionados com o Brasi.Não deixe de conferir.



Autora: Marineide
Fonte: http://www.davidrumsey.com/

Repensando a Ditadura Militar Brasileira

Hoje as, 21h, horário de Brasília, você confere a videopalestra ao vivo e online do professor do Instituto de História da UFRJ e editor do Blog Brasil Recente, Carlos Fico, intitulada "Operação Brother Sam".A Operação Brother Sam foi a força-tarefa naval enviada pelos EUA em apoio ao golpe de 1964 e só foi descoberta muitos anos depois.Na palestra, Carlos Fico indicará quem foi o militar brasileiro que atuou como canal de ligação com os norte-americanos e explicará como descobriu, em 2006, o Plano de Contingência que planejou a Brother Sam nos arquivos dos EUA.

Você poderá fazer perguntas e comentários sobre o tema no momento da videopalestra. Não deixe de participar! 20h55 acesse o Café História www.cafehistoria.com ou o Brasil Recente www. brasilrecente.com e confira informações exclusivas com um dos maiores especialistas em história da ditadura militar no Brasil.

Fonte: Café História