segunda-feira

Domínio Pedagógico:Parte III

Não podemos deixar de lado a importância do trabalho interdisciplinar que com certeza contibui muito para o domínio da pratica pedagógica. Nessa terceira parte sobre domínio pedagógico,abordaremos 3 novos itens como:
• Trabalho Interdisciplinar:A união das matérias propicia o conhecimento amplo do aluno, visto que um assunto passa a ser discutido e relacionado com diferentes disciplinas.

• Seqüência didática:Trata-se de uma série de aulas ministradas que não apresenta um produto final obrigatório e que leva os alunos ao desafio e aprendizado.

• Temas Transversais:Não são disciplinas, mas sim temas que são abordados constantemente nas disciplinas.

Trabalhar em conjunto com os demais professores de todas as disciplinas que compõe o núcleo comum de conteúdos pode ser uma saída positiva para o trabalho interdisciplinar. Trabalhando com profissionalismo, ética conseguiremos a partir do comprometimento de um todo alcançar objetivos antes nunca explorados. Em breve novas informações.

Fonte:Canal do professor

quarta-feira

Domínio Pedagógico:Parte II

Nesta segunda parte, irei abordar mais 3 novos passos, que podem auxiliar o professor em seu domínio de sala aula. Não sou nenhuma especialista em educação, mas sei quando há desinteresse dos alunos pelas aulas administradas. Sei que não basta apenas conhecer nossa área para estar na frente de uma sala de aula. O professor precisa ser capaz de fazer a criança relacionar o que aprende com o seu cotidiano.É preciso que os alunos perceba o interesse do professor em ensinar, para que ele possa se sentir motivado a se dedicar às tarefas de aprendizado, se ele verificar que seu professor se importa, se fixa neles, e não passam despercebidos aos olhos do mestre, com certeza algo irá mudar.

Avaliação: A avaliação é uma das principais formas de verificar o caminho que o aluno está seguindo, podendo descobrir suas reais dificuldades e necessidades, podendo interferir quando preciso e precocemente.

Contextualização: Além de relacionar certo assunto com o cotidiano dos alunos, fazer uma relação de conceitos e conteúdos com as disciplinas.

Interesse do aluno x Conhecimento Próprio:Instigar o aluno a adquirir o conhecimento prévio é uma atitude que compete ao professor.

Não percam a continuidade dessa história...
Fonte: Canal do professor

terça-feira

Domínio Pedagógico:Parte I

Na matéria anterior sobre o domínio das práticas pedagógicas na sala de aula, foi abordado a falta de domínio na sala de aula. Baseado nesse ponto irei abordar 9 passos que se bem administrado pelo professor podem auxiliar no seu domínio pedagógico de sala de aula.
  1. Plano de Trabalho: Observação e compreensão
  2. Avaliação
  3. Contextualização
  4. Interesse do aluno x Conhecimento Próprio
  5. Trabalho Interdisciplinar
  6. Seqüência didática
  7. Temas Transversais
  8. Tempo Didático
  9. Inclusão
No Plano de Trabalho, a observação e a compreensão é fundamental, que o professor esteja atento, para conhecer bem a turma para elaborar um plano de trabalho que deve ser voltado para o que fazer e como fazer.Em breve

FONTE:Canal do Educador

Reflexão do dia.

sexta-feira

Domínio: Teoria ou Prática!

No campo da educação é comum se deparar com colegas de profissão que se queixam da dificuldade que apresentam em dominar as modernas práticas pedagógicas.
Para que o profissional encontre caminhos que facilite transferir o discurso pedagógico da teoria para a prática são necessárias diversas atitudes a serem observadas, bem como inseri-las na prática educacional.
Considerando a real importância em aplicar com clareza o conhecimento que possui, bem como propiciar o sucesso profissional e o desempenho significativo dos alunos, orienta-se estar atento a determinadas questões. Aguarde em breve novas notícias

PLANEJAMENTO ESCOLAR E INDISCIPLINA


O ano começa e com ele novas expectativas maiores realizações pessoais.O trabalho pedagógico também deve renovar-se e alcançar
novos resultados. O instrumento que norteia todo o processo educativo é o Planejamento Escolar. Entratanto, os bimestres passam e a mudança nos alunos em termo de caráter, amadurecimento, relacionamentos são muito poucas. A indisciplina é a mesma, falta motivação, interesse e comprometimento.
Mas, o que acontece realmente, que faz com que no final do ano, o sentimento de expectativa inicial tenha se transformado em frustação, e constatação não "funcionou". Não percam os próximos capítulos dessa história.


FONTE: sos professor

quarta-feira

Documentário: A História do Negro no Brasil


A história do negro no Brasil foi marcada por grandes acontecimentos, lutas e resistências mas a memória do país sempre foi curta e seletiva. Apesar do oficial e justo reconhecimento de Zumbi dos Palmares, muitos dos grandes artistas e líderes continuam ignorados e a história ainda privilegia a folclorização da cultura afro-brasileira.No mundo, movimentos como os de libertação dos povos africanos nas décadas de 70 e 80, de Martin Luther King e os Panteras Negras nos EUA e da longa luta contra o apartheid na África do Sul - o que levou Nelson Mandela a dimensão de líder mundial - tiveram forte repercussão. Por aqui, surgiram importantes ações nas décadas de 40 e 50, tais como a Frente Negra Brasileira e o Teatro Experimental do Negro, de Abdias de Nascimento. Na década de 70, pensadores como a socióloga Lélia Gonzales e a antropóloga Beatriz Nascimento modernizaram o pensamento afro-brasileiro. Nesta época, nasceu o MNU (Movimento Negro Unificado), o IPCN (Instituto de Pesquisa das Culturas Negras), os Filhos de Ghandi, o Renascença Clube no Andaraí, o Jongo da Serrinha e a escola de samba Quilombo, de Mestre Candeia. Apareceram também os blocos afros de Salvador: Ilé Aiye, Malé Debalé, Araketu e Olodum, seguidos no Rio de Janeiro pelos blocos: Axé Terê Baba, Agbara Dudu, Dudu Odara, Filhos de Dã, Lemi Ayô, Orunmilá, etc. Naquela época a estética black era o eco visual da política de libertação, dos cabelos à roupa, na música e maneiras de dançar, do James Brown ao Charme, do Soul ao Afoxé. Assista o documentário " As Divas Negras do Cinema Brasileiroi" . Aproveite e analise a cronologia histórica da cultura negra ao londo do tempo, desde 1982 à 2010.



Fonte: Cultine