quinta-feira

Como trabalhar com projetos didáticos na alfabetização.

Para ensinar a ler e escrever, é preciso elaborar projetos didáticos que realmente estimulem os alunos a refletir sobre a escrita e a leitura.Como se sabe, só se aprende a ler e escrever lendo e escrevendo, vendo outras pessoas lerem e escreverem, fazendo tentativas e recebendo ajuda, sempre guiado pela busca do significado ou pela necessidade de produzir algo que tenha sentido. Contemplar o produto final, contextualizando o ensino, é o mais comum em sala de aula ao desenvolver um projeto. Porém essa preocupação só faz sentido se o tema for usado para impulsionar as quatro situações didáticas específicas que proporcionam a análise e a reflexão sobre o sistema de escrita e a aquisição da linguagem usada para escrever. São elas: a leitura pelo professor, a leitura pelo aluno, a escrita pelo aluno e a produção de texto tendo o educador como escriba.Acesse a revista nova escola

quinta-feira

COMO PODEMOS DESENVOLVER ATIVIDADES QUE DESPERTEM O PRAZER DE APRENDER DOS ALUNOS?

O professor poderá usar o computador, para apresentar de forma bonita e animada um monte de conteúdos que os alunos têm de saber. Se a concepção de aprendizagem for conteudista e baseada na memorização, o computador atenderá muito bem. Programas de apresentação de slides como o Power Point, podem transformar o computador em um lindo quadro que não é mais de giz nem negro, mas que vai funcionar em sala de aula da mesma forma que as tão conhecidas lousas, que servem de suporte para o professor apresentar todo o saber.

Por outro lado, muitos professores que não têm computadores e projetores e que contam com o quadro negro para darem suas aulas, podem com esse recurso, fazer das suas aulas um momento de interação entre alunos e professores, criando uma situação de construção coletiva do saber. Ou seja, o professor também precisa ser inovador, porque não adianta um professor ter todos os recursos tecnológicos em suas mãos como, computadores, projetores e usar metodologias de ensino arcaicas.

Para melhor explicar: imagine um professor que leva seus alunos ao laboratório de informática. Os alunos ficam empolgados, pensando que terão uma aula diferente. Então o professor pede que os alunos abram os seus livros em tal página e pede para que eles façam uma cópia dos textos que estão ali, no Word. SERÁ QUE A AULA VAI SER TÃO LEGAL ASSIM? OU VAI SER MONÓTONA QUANTO ÀQUELA DE QUADRO E GIZ? Continue...

sexta-feira

A Chave Mágica.


A filosofia do "não posso" tem sido
a causa principal de muitas ruínas.
A confiança é a chave mágica que abre
as portas do êxito e da felicidade
.

terça-feira

Reflexão do dia.

Anjo do Sucesso

Se formos capazes de responder à nossa intuição,
se usarmos o nosso talento e capacidade
de modo despreocupado e isento de tensão,
acabamos contatando a energia do Anjo do Sucesso;
e a ajuda virá e nos capacitará ater êxito
nos nossos empreendimentos.
O Anjo do Sucesso anima você a mergulhar
na sua determinação pessoal e a tomar
conhecimento da missão da sua vida.


segunda-feira

O uso das TICs na educação e suas reflexões

Numa sociedade em rápida e constante mutação, impulsionada pela evolução tecnológica, a escola está permanentemente desafiada. Ela deve ser criativa, dinâmica, participativa e democrática. Para não se imobilizar e burocratizar, ela precisa de profissionais também dinâmico e criativos, capazes de promover e conduzir as mudanças percebidas como necessárias. Além disso, a permanente mudança no próprio ambiente escolar em sintonia com as transformações em curso na sociedade brasileira e num mundo globalizado, demanda um novo perfil de gestor, professor e coordenador capaz de mudar rotinas e atitudes mecanicamente determinadas pelo passado e pela inércia.Acesse o artigo e leia mais...