sábado

Meu Albúm

Pedagogia da Vida

A educação vem de casa, afirmam alguns. Imagine uma escola onde a espiritualidade seja impulso de todos os momentos, os alunos vivenciem a alegria da amizade e, encorajados ao esforço do estudo, saibam respeitar uns aos outros e a todos, assim como gostariam ser respeitados; sejam envolvidos pela aura da liberdade, senso do dever e responsabilidade; tenham não só direitos, mas deveres; uma escola que ensine cooperação pelo exemplo de cooperação, revele esperança com modelos de esperança, promova a estima e a confiança, a cortesia e a serenidade como resultado da ação multidisciplinar de todos que ocupam esse espaço mágico, onde o amor ilumine tudo e todos, inclusive o currículo, pelo lado de dentro; uma escola onde a sensibilidade tenha origem na fé, no caráter e na cordialidade coletiva; que alcance a família e a comunidade nessa tarefa de afetar e ser afetado por inteiro com fragmentos de vida divina; na ação coletiva a revelação da unidade, onde a pedagogia seja a pedagogia da comunhão fraterna, a palavra, palavra de vida; o amor, aurora, horizonte e infinito, luz no coração e no espírito da juventude! A reinvenção do amor.Você não precisa imaginar, mas descobrir. Algumas escolas empreendem esse destino em Irati, cidade e interior. Participe! O seu coração ficará um pouco imortal. (Revista do Centenário, Educação, n.6)

terça-feira

Educação: Tem Solução?

Parafraseando Paulo Freire, educar é influenciar um aluno de tal maneira que ele não se deixe influenciar, para isso deve-se quebrar o velho paradigma educacional onde o aluno torna-se um espectador passivo no processo ensino-aprendizagem. Educar é como uma máquina, todas as peças devem estar em perfeitas condições para o seu funcionamento. Sabemos quais são as engrenagens da máquina educadora? Será que podemos melhorar a educação em nosso país? Por quê sempre culpamos o Governo, se somos co-responsáveis na aprendizagem, seja como aluno, pais ou professor. Para atenuar os problemas educacionais em nosso país, tem que haver um comprometimento do Governo, da iniciativa privada, dos diretores e dos professores, deve-se criar um ambiente propício para que o aluno possa desenvolver o seu potencial.

Educação no Brasil

Atualmente, considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito. A escola (Ensino Fundamental e Médio) ou a universidade tornaram-se locais de grande importância para a ascensão social e muitas famílias tem investido muito neste setor.

Reflexão do Dia.

A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo”.
Merleau Ponty

sábado

Atividade Desenvolvida em Sala de Aula

BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing

Minuto da Sabedoria

A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delícia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que
alguém acredita e confia em você.


Sua visita é muito importante para mim, pois vocês são especiais.

quarta-feira